Estudo diz que tango é terapia para casais

Estudo diz que tango é terapia para casais

Há quem chame o tango de “sexo vertical”. E agora está sendo usado como terapia para casais.  Um estudo da Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, diz que a dança revigora homem e mulher, combate o estresse e faz os casais voltarem a se apaixonar. Na pesquisa, a saliva dos dançarinos foi testada antes e depois do tango, para medir os níveis de testosterona e do hormônio do estresse, cortisol. Os participantes terminaram a coreografia com mais testosterona, sentindo-se mais relaxados, mais sexy e mais íntimos de seus parceiros. Outras danças foram testadas, mas sem os mesmos efeitos.

Os resultados inspiraram a criação da Associação Internacional de Terapia de Tango. O representante britânico desta entidade, Martin Soletano, falou hoje ao Times. “A maior parte dos problemas dos casais pode ser percebida numa rodada de tango. Por exemplo: o homem tem que liderar a dança, é ele que precisa ver aonde eles estão indo quando se movimentam. A muher vai atrás e não pode ver este caminho. Ela tem que confiar em seu parceiro. Mas, ao mesmo tempo, o homem não pode levar uma mulher em passos que ela não quer dar, nem guiá-la onde ela não quer ir. Ele tem que persuadi-la, fazê-la feliz e confiante. Se ela puder confiar nele, vai segui-lo. Se não confia, a dança não acontece”, diz. A terapia do tango para casais já está sendo praticada na França, na Itália e – é claro – na Argentina. Na Inglaterra, psicólogos estão fazendo workshops para começar o trabalho.

Há alguns meses falei aqui no blog sobre o livro da psicóloga Susana Balán, Diferentes formas de amar. Ela também comparava a sintonia dos casais a uma dança de tango. “Na vida, como no tango, os companheiros se olham, se encontram e se apóiam. (…) Então os bailarinos procuram a simetria: só quando o outro é igual em força e bondade, mas diferentes na maneira de articular essas qualidades, é possível revelar a riqueza do intercâmbio de pensamentos, sentimentos e informações.”

Você acredita no poder do tango?

Fonte:

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2009/09/18/estudo-diz-que-tango-e-terapia-para-casais/

Tango Terapia:

0 Responses to Estudo diz que tango é terapia para casais

  1. Elaine says:

    Muito interessante esta matéria e verdadeira….desconhecia esta pesquisa !! Parabéns pela publicação e vou buscar o livro sugerido.
    Grata e abraços da Elaine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>