Congresso Internacional de Tango em Florianópolis.

De 24 a 28 de fevereiro participamos do V Congresso Internacional de Tango em Florianópolis, que aconteceu no Hotel Majestic e no Teatro Pedro Ivo.

Os Congressos de Tango sempre são uma oportunidade única de encontrar velhos amigos tangueros, professores talentosos, aprimorar nossos conhecimentos, estudar novas técnicas e didáticas, além de aproveitar de belas apresentações no Teatro e os bailes de tango às noites para praticar.

Dessa vez não podia ser diferente.

Para começar, a alegria de encontrar ao meu Mestre da dança de salão, Edson Nunes que junto com Alexandra Kirinus (nossa querida Xanda), sua parceira e esposa, vieram desde Porto Alegre para ministrar aulas de samba e bolero no Congresso, participar do Espetáculo de Gala e engrandecer o evento. O Edson Nunes é o responsável último de que este tipo de eventos existam hoje em Florianópolis, pois foi graças a ele que a dança de salão surgiu e cresceu nessa cidade, assim como também especificamente o tango. Eu, particularmente, devo ao Edson ser hoje um professor de tango e dança de salão, pois foi ele que me impulsou nessa atividade quando em 1996 me sugiriu abrir a primeira turma de tango no seu Centro de Dança, possibilitando assim descobrir uma nova profissão e uma vocação em mim. E assim como o Edson nos ensinou, sempre, que devemos lembrar e agradecer aos nossos mestres, e ele mesmo sempre fez e continua fazendo isso com seu mestre Jaime Aroxa, nós, seus discipulos, também devemos lembrar e reconhecer que a dança de salão em Florianópolis tem uma dívida eterna com Edson Nunes.

Carlos Peruzzo e Edson Nunes

Outro importantíssimo professor e amigo presente neste Congresso foi o Pablo García, nosso querido Pablito, hoje reconhecido dançarino de uma das mais famosas companhias de tango do mundo, Tangox2, do Miguel Angel Zotto.

Pablo foi um dos professores que marcou a todos os tangueros de Florianópolis, quando veio dar vários cursos de tango entre 1999 e 2003 no Centro de Dança Edson Nunes, em Florianópolis. Nesses cursos o Pablo trouxe importantes ensinamentos de técnica tanguera e seu jeito simpático e humano, além da sua competência como professor, cativou a todos seus alunos imediatamente. Um dos alunos que iniciou seus primeiros passos no tango naqueles cursos do Pablo, foi o Fabiano Silveira, hoje organizador destes Congressos de Tango, que se apaixonou pelo tango naqueles cursos do Pablo, então podemos dizer que o Pablo também é um dos responsáveis historicos que este evento possa estar hoje ocorrendo em Florianópolis.

Mais de 10 anos depois de conhecer o Pablo, podemos perceber, com alegria, que Pablito continua sendo o mesmo ser humano querido, humilde e cheio de simpatia, apos se transformar num bailarino e professor reconhecido internacionalmente. Pablito, como todos os grandes, não perde suas melhores qualidades como ser humano quando o sucesso chega, ele continua sendo o mesmo e melhor a cada dia, por isso continua cativando a todos seus novos e velhos alunos, como aconteceu com certeza nas suas aulas neste Congresso, sempre interessantes e sempre com novidades importantes para todos, técnicamente, didaticamente, para iniciantes ou avançados, professores ou alunos.

Que alegria te ver de novo, Pablito!!! Tomara que ano que vem estejas por aqui de novo!!

Com o organizador do evento, o professor Fabiano Silveira. Parabéns, Fabiano, pelo sucesso de mais um Congresso de Tango, e obrigado por trazer a Florianópolis professores de tanta qualidade!

Dois Grandes Maestros do Tango: Gloria e Eduardo Arquimbau. Mais de 50 anos de parceria profissional e de vida. Um exemplo em todo sentido. A palestra aberta que ministraram no domingo de manhá foi imperdível, onde falaram da sua experiência nesses mais de 50 anos juntos. Tomara ano que vem eles voltem e possam dar a mesma palestra para outros que dessa vez não participaram.

Eles são a historia viva do tango.

Fizemos quase todas suas aulas neste Congresso. Eles ensinam coisas que vão muito além de um passo ou de uma técnica. Como todos os grandes milongueros da historia, ensinam com sua atitude, com suas palavras, com seu exemplo. Cada minuto das suas aulas valeu a pena para mim, como tanguero e como professor. Sem diminuir a importância das aulas que fiz com os outros professores, posso dizer que as da Gloria e o Eduardo me deram muitos elementos para pensar e refletir e poder levar às minhas aulas de tango. Obrigado, Gloria e Eduardo, pelo exemplo de vida, pelas as aulas e as dicas! E pela generosidade, simpatia e simplicidade!.

Uma das melhores dançarinas de tango no mundo, Lorena Ermocida, professora do Congresso, ministrou uma emocionante aula em homenagem ao Osvaldo Zotto, o grande maestro recentemente falecido, que fora seu parceiro por muitos anos, no encerramento do Congresso. Uma aula que emocionou a todos que conhecemos Osvaldo.

Com os professores Adrián e Alejandra, excelentes professores e dançarinos:

Com a estrela maior do Espetáculo de Gala no Teatro Pedro Ivo, a cantora Roxana Fontán, uma voz que impressionou e emocionou todos os que assistimos o espetáculo.

This entry was posted in Tango. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>